Resenha: Guerra Civil - Stuart Moore

Tudo bem galerinha? Eu também ando bem, está tudo bem tranquilo, só meio corrido na escola por conta dos trabalhos e as provas que estão sendo marcadas. Mas esse bimestre vai ser tranquilo, fui bem participativas e as matérias estão bem fáceis. 
Cara, eu estou postando um dia sim e um dia não, mas está uma dando uma vontade de postar todos os dias, só que ai eu penso, nem todo mundo vai ver as postagens e as mesmas vão ficar com visualização baixa, o que vocês acham disso? Peguei um livro emprestado semana passada com um amigo, eu já tinha visto falar dele, então corri para ler, hoje trago a resenha!


Nome: Guerra Civil
Autor: Stuart Moore
Páginas: 391
Sinopse: A épica história que provoca a separação do Universo Marvel! Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark o Homem de Ferro é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil.


Guerra Civil é bem simples de entender: um grupo de super heróis que gravam um tipo de programa de TV enquanto estão enfrentando o crime. Quando estavam caçando algo para apresentar, encontram uns vilões, tem uma luta normal,tudo ia muito bem quando um deles resolve explodir tudo que está ao seu alcance, matando todo mundo ali, uma escola, casas e até mesmo o grupo de heróis vão a morte. Então uma discussão é criada.
Nós realmente precisamos de pessoas para nós defender? Estragando nossa cidade e deixando o prejuízo para trás. Esses deviam pagar pelo estrago e deixar que sua identidade seja revelada, para que todos se sintam seguros. Como podemos confiar em uma pessoa que não sabemos nem o próprio nome? Essa é a discussão que gira em torno do livro, botando Capitão América e Homem de Ferro um contra o outro.

Logo de cara vemos que o Capitão America não bate muito bem com o Homem de Ferro e por mais que um tente, sempre acaba acontecendo brigas. Capitão logo se mostra totalmente contra a lei do registro, ele acaba liderando o grupo de rebeldes que não assinam o contrato. Tony Stark é responsável por maior parte dessa lei e acaba liderando também o grupo que é responsável por capturar os rebeldes e até mesmo combater vilões.
Para quem está mais ligado ao universo dos quadrinhos, super-heróis e coisas assim, com certeza já ouviu falar de Guerra Civil, é uma das maiores sagas de quadrinhos que recentemente até teve uma adaptação para o cinema, que tem uma breve resenha aqui. Mas tanto para quem leu os quadrinhos e assistiu os filmes (eu só vi metade da história em quadrinho), percebeu que é mesmo uma adaptação e que não foge do que se promete.

Não me pareceu uma tarefa muito fácil adaptar esses heróis para o livro, mas o Stuart conseguiu fazer isso. E de forma muito boa, toda a trama prende e ficamos curiosos para saber quais vai ser as reações de ambos os lados. E eu não sabia realmente nada do que podia acontecer, por que o livro é totalmente diferente, mas mesmo assim os pontos marcantes da hq está lá. Eu adorei esse livro.

O desenvolvimento do Homem Aranha é algo que devo comentar aqui, o livro não fugiu nenhum pouco da personalidade original dele, e nem de outros personagens. Para quem não sabe o Homem Aranha tem um uma grande importância nessa história e ver como ele se passou no livro é muito bom. Tem toda aquela pressão sobre ele ter que mostrar sua identidade,as consequências disso e até mesmo as coisas ruins que podem acontecer.
Um dos pontos marcantes dessa história é a divisão do Quarteto Fantástico, enquanto Sue Storm não concorda com o tratado, Reed ajuda Tony com crianções. E ver tudo isso é muito bom, vemos que além de enfrentar vilões os heróis tem que enfrentar a si mesmo.
No livro vemos o ponto de cada um dos personagens. E as vezes eu compreendia exatamente o lado do Homem de Ferro (confesso que sempre preferi o lado dele), talvez na hq ele tenha acabado estragando tudo, mas no livro,deu para entender perfeitamente a ideia dele.

Mas uma coisa realmente legal, é que o livro nós faz discutir sobre qual lado é o certo? O lado dos super heróis, que mantêm suas identidade secretas lutando contra o mal, sem quase nunca se responsabilizar com os danos que vem depois,alguns até mesmo nem conseguem controlar o seu poder. Ou do lado em que os super heróis tem sua identidades reveladas, além de suas capacidades. E ele também mostra os dois lados da história, tanto ruim quanto o bom.

Gostaria muito que esse livro pudesse ser maior, ou até mesmo uma trilogia, os personagens principais foram bem desenvolvidos, mas os secundários nem tanto. Mas acho que o compreendo o motivo, realmente não teria espaço para isso. Me deu uma profunda vontade de tentar reler novamente a saga da HQ.
Para quem gosta do universo Marvel ou até mesmo para quem quer conhecer mais sobre isso é um ótimo livro. Você lê ele muito rápido, as letras estão em um tamanho bom.

Esse livro é o 2 de uma séries de adaptações da Marvel no mundo literário, para quem se interessou recomendo que procure no google. Vou procurar para ler mais e talvez eu até faça resenhas aqui. Alguém já leu esse livro?

34 comentários:

  1. Amei a resenha, nunca li o livro nem vi o filme, só que agora fiquei morrendo de vontade
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A resenha foi muito boa, adoro esse livro <3

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lunii.
    Que bom que gostou do livro. Eu não vou em aventurar porque já tentei assistir os filmes e acabei dormindo., Não sou muito fã dos super- heróis e não sei quem é mais chato, o Capitão America ou o Homem de Ferro hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Acho muito legal filmes de super herois e tal mas acredita que eu não consigo assistir? Não prende minha atenção daí imagina livros... haha

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, tu acha legal mas não consegue assistir fdfndjfnfg
      Obrigada

      Excluir
  5. Eu já ouvi falar desse livro, mas nunca senti a famosa vontade de ler, mas agora deu até vontade de ler! JÁ QUERO!

    bj
    http://mrspotatohea-d.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fã de super heróis, mas fico feliz pela leitura ter atingido as suas expectativas! Pra quem curte esse universo com certeza é um prato cheio!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem legal mesmo, principalmente para mim que ainda gosta de ler e curte super heróis, é fantástico.
      Obrigada

      Excluir
  7. Oii,
    Dos super heróis eu não li nenhum livro, sou mais de acompanhar os filmes mesmo, mas vejo bastante elogios sobre esse livro.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. OI OI OOOOI

    nossa, eu já vi horrores esse lindo vendendo nas americanas. Acredita que eu achava que era meio blé por causa da capa?
    Na verdade, vejo as pessoas falarem super bem sobre a adaptação. Acho que é uma opção a mais pra quem não curte HQ e quer ter maior contato com os personagens além dos filmes.

    Espero um dia ter a oportunidade de ler mais esse!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Chahaha é aquele ditado, né? Nunca julgue um livro pela capa.
      Acho que serve para tudo, mas não tinha pensando bem nesse assunto. Também é bom para a galera que curte livros entender mais o super heróis.
      Obrigada

      Excluir
  9. Adoro histórias de super-heróis, mas ainda não consegui ler nenhuma, só assistir os filmes e séries mesmo. Quero ter a oportunidade em breve, porque parece ser muito bom :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, logo logo você terá a oportunidade.
      Obrigada

      Excluir
  10. Oi, Lunii! Tudo bem? Eu tenho esse livro aqui há um tempão, mas ainda não consegui lê-lo. Quero muito lê-lo em breve porque gosto muito do Universo Marvel e tal, e sem falar, que me disseram que o livro é bem melhor que o filme. Mas enfim, quando ler, eu te conto o que achei. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Acho que ambas as adaptações são bem diferente e ambos oos lados tiveram seus motivos para isso.
      Obrigada

      Excluir
  11. Legal nao sabia que tinha o livro, ja quero ler!

    Beijos!!



    Jéssica R. Coelho Blog

    ResponderExcluir
  12. Amo demais super-herois
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  13. Amei o filme, com certeza o livro deve ser melhor ainda!
    E que Blog lindo ein!? <3

    Beijos
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
  14. Oi Luane!
    Nunca li o livro, mas vi o filme e adorei. Fiquei curiosa para ler o livro também, nunca li um livro da Marvel, só quadrinhos.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Ele é apenas uma adaptação da hq, muito boa por sinal.
      Obrigada

      Excluir
  15. Nossa, Lunii, eu só sabia das hq's e do filme, nunca tinha ouvido falar do livro! :O
    Gostei da sua resenha, é bem interessante essa discussão sobre os super-heróis, se precisamos mesmo deles ou não, sobre a identidade e tudo mais. Fiquei curiosa pra ler.
    PS: Sobre esse lance de postar todo dia, se você tá com vontade, faça! Eu também tinha essa dúvida por conta dos poucos views, mas com o tempo isso melhora, então vá em frente ;)
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu descobri recentemente sobre isso é ótimo se aventurar nessas leituras.
      Acho que por enquanto eu vou continuar dessa forma mesmo.
      Obrigada

      Excluir
  16. Oie Luane =)

    Só não comprei essa graphic novel ainda por que ela está muito cara rs... Sério, nunca consigo pegar ela em promoção. #chateada

    Eu adoro o universo da Marvel e o Capitão América é um dos meus personagens favoritos, por isso tenho muita curiosidade em ler essa história. Só não sei quando vou conseguir fazer isso rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Eu consegui ela emprestada com um amigo, pq provavelmente também não compraria, é bem caro mesmo.
      Obrigada

      Excluir
  17. Dei este livro de presente pro moazão e ele amou, mas eu não li ainda, quero pegar emprestado com ele para ler.
    Adorei a resenha
    Beijinhos <3

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

-Não ofenda ninguém
-Sigo de volta se eu quiser
-Comente o link do teu blog, irei retribuir
-Aceito pedidos de afiliação
Obrigada pela visita!